Projeto

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PROJETO DE PESQUISA
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
1.            Instituição: Escola Estadual de Ensino Médio Senador Alberto Pasqualini
1.1         Cidade: Santo Augusto - RS
1.2         Endereço: Rua: Francisco Alves Teixeira n°571, Bairro: Santo Antônio
1.3         Responsável da Instituição: Margarete Siqueira de Melo Niedermeyer
1.4         Orientadores: Adriane Inês Sapiezisnki MontagnerRafaela Oliveira de Moura, Sandra Della Flora
1.5         Alunos: Gislaine Melo dos Santos, Letícia Paz Bueno, Fernanda Matos Ribeiro
1.6         Público Alvo: Comunidade escolar

2.TEMA: PARA MODIFICAR O MEIO

3. OBJETIVOS
3.1 Geral
Sensibilizar a comunidade escolar a cuidar mais do meio ambiente.

3.2  Específicos
·        Visitar a usina de tratamento de resíduos sólidos UTAR.
·        Investigar o destino do lixo da comunidade escolar.
·        Organizar lixeiras da escola.
·        Pesquisar o tempo para a decomposição dos resíduos sólidos (plástico, vidro, metais, papéis).
·        Investigar o destino dado ao lixo do município e os riscos causados ao ambiente quando colocados em lugares inadequados.

4. JUSTIFICATIVA

O meio ambiente é algo muito importante para o ser humano. O planeta terra é algo tão bom que deveria ser bem cuidado, mas muitas pessoas não o respeitam.
Ao poluir o meio ambiente, estão cometendo um crime também com as próximas gerações.
Levando em consideração que a maioria da população não preserva o meio ambiente, este projeto visa ampliar o conhecimento sobre o meio, que para sensibilizar a comunidade escolar quanto ao tema. Uma das grandes preocupações é a questão do LIXO doméstico.
“A cultura humana estabeleceu que todo material resultante de suas mais diversas atividades, e que não lhe são mais úteis, é lixo” (Pereira Neto, 1998).
Sabemos que hoje temos uma redefinição do conceito de LIXO, segundo Pereira Neto:
“massa heterogênea de resíduos sólidos, resultantes das atividades humanas e que podem ser reciclados, reutilizados, gerando importantes benefícios como: Proteção à saúde pública”
Assim, através dos conhecimentos adquiridos com o desenvolvimento do projeto esperamos que a comunidade escolar faça a separação do lixo para que a coleta seletiva seja efetivada, proporcionando a economia de energia e de recursos naturais e a minimização dos problemas sociais a partir da reutilização e reciclagem de materiais. (Pereira Neto, 1998)

5. PLANO DE AÇÃO
Duração: Ano letivo de 2012
Ação: Pesquisa e sites disponíveis sobre o conteúdo.
Pesquisa bibliográfica.
Pesquisa de campo.
Confecção de material reciclável.



5.2.2  Metodologia
O grupo fará reuniões uma tarde por semana para discussão do tema, também produzirá o material que será disponibilizado através do blog criado para melhor divulgação do assunto. A partir de questionários será feito uma enquete para conhecer melhor o que a nossa comunidade sabe sobre o meio ambiente. Também será utilizado os meios tecnológicos disponíveis na escola, será desenvolver pesquisas sobre o tema e organizado os dados coletados.


6 RECURSOS
Quadro branco, caderno, material impresso, computadores, Data show, câmera digital, material de pesquisa (livros, artigos de jornais e revistas)






7 CRONOGRAMA
Mês
Atividade
Março
Reunião para divisão dos grupos, sorteio de temas e criação do blog
Abril
Criação do vídeo; postagens.
Maio
Pesquisa Bibliográfica
Junho
Pesquisa de campo; Elaboração do projeto de pesquisa.
Julho
Guia para confecção de projetos de pesquisa, elementos textuais compostos por:
Introdução, objetivos, justificativa e metodologia.
Agosto
Pesquisas
Setembro
Pesquisas
Outubro
Viagem de estudo e organização do seminário
Novembro
Apresentação do seminário

REFERÊNCIAS
DESLANDES, Suely Ferreira. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ:VOZES, 1994

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