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PROJETO DE PESQUISA
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
1. Instituição: Escola Estadual de Ensino Médio Senador Alberto Pasqualini
1.1 Cidade: Santo Augusto - RS
1.2 Endereço: Rua: Francisco Alves Teixeira n°571, Bairro: Santo Antônio
1.3 Responsável da Instituição: Margarete Siqueira de Melo Niedermeyer
1.4 Orientadores: Adriane Inês Sapiezisnki Montagner, Rafaela Oliveira de Moura, Sandra Della Flora
1.5 Alunos: Gislaine Melo dos Santos, Letícia Paz Bueno, Fernanda Matos Ribeiro
1.6 Público Alvo: Comunidade escolar
2.TEMA: PARA MODIFICAR O MEIO
3. OBJETIVOS
3.1 Geral
Sensibilizar a comunidade escolar a cuidar mais do meio ambiente.
3.2 Específicos
· Visitar a usina de tratamento de resíduos sólidos UTAR.
· Investigar o destino do lixo da comunidade escolar.
· Organizar lixeiras da escola.
· Pesquisar o tempo para a decomposição dos resíduos sólidos (plástico, vidro, metais, papéis).
· Investigar o destino dado ao lixo do município e os riscos causados ao ambiente quando colocados em lugares inadequados.
4. JUSTIFICATIVA
O meio ambiente é algo muito importante para o ser humano. O planeta terra é algo tão bom que deveria ser bem cuidado, mas muitas pessoas não o respeitam.
Ao poluir o meio ambiente, estão cometendo um crime também com as próximas gerações.
Levando em consideração que a maioria da população não preserva o meio ambiente, este projeto visa ampliar o conhecimento sobre o meio, que para sensibilizar a comunidade escolar quanto ao tema. Uma das grandes preocupações é a questão do LIXO doméstico.
“A cultura humana estabeleceu que todo material resultante de suas mais diversas atividades, e que não lhe são mais úteis, é lixo” (Pereira Neto, 1998).
Sabemos que hoje temos uma redefinição do conceito de LIXO, segundo Pereira Neto:
“massa heterogênea de resíduos sólidos, resultantes das atividades humanas e que podem ser reciclados, reutilizados, gerando importantes benefícios como: Proteção à saúde pública”
Assim, através dos conhecimentos adquiridos com o desenvolvimento do projeto esperamos que a comunidade escolar faça a separação do lixo para que a coleta seletiva seja efetivada, proporcionando a economia de energia e de recursos naturais e a minimização dos problemas sociais a partir da reutilização e reciclagem de materiais. (Pereira Neto, 1998)
5. PLANO DE AÇÃO
Duração: Ano letivo de 2012
Ação: Pesquisa e sites disponíveis sobre o conteúdo.
Pesquisa bibliográfica.
Pesquisa de campo.
Confecção de material reciclável.
5.2.2 Metodologia
O grupo fará reuniões uma tarde por semana para discussão do tema, também produzirá o material que será disponibilizado através do blog criado para melhor divulgação do assunto. A partir de questionários será feito uma enquete para conhecer melhor o que a nossa comunidade sabe sobre o meio ambiente. Também será utilizado os meios tecnológicos disponíveis na escola, será desenvolver pesquisas sobre o tema e organizado os dados coletados.
6 RECURSOS
Quadro branco, caderno, material impresso, computadores, Data show, câmera digital, material de pesquisa (livros, artigos de jornais e revistas)
7 CRONOGRAMA
Mês
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Atividade
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Março
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Reunião para divisão dos grupos, sorteio de temas e criação do blog
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Abril
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Criação do vídeo; postagens.
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Maio
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Pesquisa Bibliográfica
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Junho
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Pesquisa de campo; Elaboração do projeto de pesquisa.
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Julho
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Guia para confecção de projetos de pesquisa, elementos textuais compostos por:
Introdução, objetivos, justificativa e metodologia.
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Agosto
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Pesquisas
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Setembro
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Pesquisas
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Outubro
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Viagem de estudo e organização do seminário
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Novembro
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Apresentação do seminário
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REFERÊNCIAS
DESLANDES, Suely Ferreira. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ:VOZES, 1994
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